As pessoas, na maioria das vezes, confundem o Infarto do miocárdio com a parada cardíaca. Na verdade, a parada cardíaca é quando o coração para de bater por alguma causa, podendo ocorrer em diversas situações, como no caso de uma arritmia cardíaca após o infarto do miocárdio, doenças que causam alterações da atividade elétrica cardíaca (chagas, amiloidose e outras), infecções que cursam com quadros de septicemia, anormalidades congênitas do coração, alterações estruturais de outros órgãos como, por exemplo, os rins que no caso de uma insuficiência renal leva o paciente a desenvolver uma acidose no sangue que pode causar arritmias levando a uma parada cardíaca, entre outras diversas situações.

No caso do infarto agudo do miocárdio o paciente apresenta uma lesão do músculo cardíaco que leva a uma alteração estrutural do coração, favorecendo ao aparecimento de arritmias, como no caso da fibrilação ventricular que leva o paciente a uma parada cardíaca.

Em caso de uma parada cardíaca, o paciente deverá receber atendimento imediato, pois é através das manobras de ressuscitação cardíaca que conseguimos manter certo fluxo de sangue para os órgãos vitais como cérebro, rins, pâncreas, pulmões e etc.

Devido a isso, o ideal é iniciar com as massagens e alertar alguém próximo que faça contato com SAMU (192) solicitando urgência no atendimento 🚨

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o conteúdo, comente aqui. Aproveite e encaminhe esse post para familiares e amigos. Conhecimento pode salvar vidas!

Contato

Horário de atendimento

Segunda – Quinta: 7h30 – 17h30
Sexta: 8h – 17h30
Sábado: 7h30 – 13h
Domingo: Fechado

Copyright © 2022 Dr Caio Seródio – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Vous – Marketing e Conexões